segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Instalação Elétrica - Desastre Total

Fizemos uma longa verificação da instalação elétrica da casa. Descobrimos algumas coisas:
- o "inletricista" além de analfabrto era daltônico. Não conseguiu distinguir as cores dos fios e, portanto, não seguiu os mínimos preceitos da instalação.

É normal termos neutro com fios na cor vermelha e fase na cor azul.

Descobrimos também que ele não sabia a diferença de bitola dos fios, isto é, fios finos e fios grossos. Com isso, temos tomadas para forno elétrico alimentadas com fio finíssimo.

Ao abrirmos a caixa de distribuição deparamos com outro absurdo. Segue a foto:

 No quadro de distribuição do andar térreo encontramos uma bagunça de fios.

Muitos fios de cor azul, que deveriam ser o "neutro". O "inletricista" uso o neutro nas ligações entre os dijustores. Azul saindo de disjuntor. Não foi sem razão que levamos choques ao colocar alguns lustres.

Nesse levantamento descobrimos que circuitos estavam conectados diretamente a disjuntores de 40A que, por sua vez estavam ligado em série à disjuntores de 10A e esses estavam ligados ao disjuntor da casa de 63A, isto é proteção de 40A e 10A que atendiam isoladamente um circuito. Claro que quando a carga ultrapassasse os 10A esse disjuntor desarmaria e o de 40a seria inútil.

O fio terra, que não é perfeito, foi "descabelado" para poder ser encaixado no conector  de distribuição. O cabo de bitola maior não deve ser "descabelado só porquê não cabe no distribuidor.

 E um fio "azul" solto no quadro. Será ele uma fase? Um neutro? Um terra? Ou será uma sobra de fio? Não, não acho que ele estava ligado ao disjuntor acima dele. Ué, mas está solto.
 Que beleza. O fio azul está com parte desencapada para fora do disjuntor.
 O neutro da Eletropaulo, acho que é o neutro, também foi "descabelado" para ser conectado à barra de distribuição de neutro.





O corte da caixa de distribuição foi feito sem critério. Torto e deixando espaços livres.
 O quadro de distribuição da parte superior da casa estava bem melhor. Muito fio azul. MUITO.
 Um dos fios vermelhos estava solto. Não sabemos o que estava conectado nele.
 Mais um fio vermelho solto. Este, pelo menos, não está com a ponta desencapada.
Quando fomos fechar o quadro descobrimos que um fio azul estava "centelhando" na barra do neutro. Já dá para notar que o terminal tem um furo causado pela centelha. E a casa tem só 6 meses de uso.













Resultado: levantamos todos os circuitos e decidimos refazer. Resumindo o que faremos:
- troca dos disjuntores utilizando melhor marca.
- troca de toda a fiação, colocando bitola correta
- alteração dos circuitos
- identificação dos disjuntores
- "as built"

E não há como acionar a arquiteta e o engenheiro civil responsáveis pela obra. Projetaram, construiram e receberam pela obra. CREA e CRA (CRAU!) não fariam nada.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Seis meses depois da mudança - setembro 2013

Seis meses após nossa mudança começamos a ver outros problemas na casa, além da falta de acabamento, pintura mal feita, janelas que não fecham, vazamentos, etc..

Estamos agora revendo a parte elétrica. Nesta semana 3 cômodos da casa ficaram sem energia. Disjuntor desarmado? Não, todos estavam na posição correta: armados.

Desarmei todos e os rearmei. Por que todos? É claro que o "helitrissista" identificou erradamente os disjuntores. Acho que ele não sabia escrever.

Os 3 cômodos voltaram à vida. Mais algumas horas e novamente sem energia.
Somente ai reparei que o "freezer" também desligava. Projeto elétrico mal feito ou instalação porca? Decidi colocar o "freezer" na tomada da secadora (110V) que ainda não compramos.

Mesmo assim os 3 cômodos ficavam às escuras.

Só pode ser defeito no disjuntor. Disjuntor Eletromar MW 110E C10 (10A). Aparentemente novo. Será que é isso mesmo? Novo?

Decidi comprar outro disjuntor. Fui às compras e comprei um profissional: Siemens de 10A.

Fui trocar. Tenho jeito para isso.

Resultado: vou refazer todo o quadro de força.

O disjuntor que desarmava mas não caia, o Eletromar, estava mal instalado e, com apenas 6 meses de uso (será que era novo?) ele já apresentava alguns problemas:

 Estado de corrosão de um dos terminais do disjuntor.
"Osmar Contacto" apareceu em casa. Essa maldição do Osmar! Parceiro inseparável dos péssimos profissionais.

O fio que trazia a energia do disjuntor principal para este estava "descabelado" e mal instalado. Com isso o Osmar aparecia, faiscando de raiva e não distribuindo.

E para piorar o disjuntor Eletromar não desarmava.

O que vamos fazer? Trocar tudo. Rever todo o sistema elétrico da casa. Neste fim de semana farei fotos dos 3 quadros de força para documentar.