segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tijolo ecológico. Será?

A utilização de tijolos ecológicos ainda está longe de ser ecológica. O pessoal que está acostumado com tijolos cozidos de barro ou tijolos  cerãmicos não se adaptam tão bem aos ecológicos.

Se o objetivo é ter uma parede sem necessidade de acabamento do tipo reboco ou gesso, a mão de obra utilizada deverá ser muito especial.

Os detalhes desta foto mostram o despreparo do pedreiro:

o tijolo ecológico à esquerda da foto, mesmo depois de "rejuntado" está com um dente, resultado da colocação sem o devido critério;

a pseudo fileira de tijolos no centro da foto, entre as fileiras 3 e 4 de cima para baixo foi o resultado de um remendo feito pelo pedreiro.

Isso está horrível! Péssimo acabamento. O conserto será robocar toda a parede e pintar. E o fator "ecológico" e os fatores "menos tempo e menor custo" de construção ficam prejudicados.



 Apesar dessas desgraças e horrores a casa está na fase final.
 Dá para notar a diferença entre a parede já com rejunte colocado e a crua.
 Olha só o ecológico. Centenas de tijolos quebrados jogados.

Trinca nos tijolos devido à má colocação é o que não falta.
 Esqueceu a tubulação!!

O telhado da garagem ficou apoiado em uma pequena área de um dos tijolos, resultado: o tijolo cedeu.
Não adianta. O lixo gerado é enorme.

8 comentários:

  1. Oi! Estou acompanhando tua casa,; já dar para perceber que será muito linda, amei o seu terreno!Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também acho que a casa será linda mas a dor de cabeça com a mão de obra e os prazos de entrega de materiais pelos fornecedores é um problema.
    O gesseiro aparece dia sim, dia não. O telhadista cortou o dedo e não irá trabalhar alguns dias.
    E assim por diante. Mas novembro está chegando e devemos mudar no começo de dezembro 2012. E vocês onde estão construindo?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela casa, linda. Você pintou os tijolos ou é o impermeabilizante.

    ResponderExcluir
  4. Passei por problemas similares, tijolos ecológicos que de ecológicos não tem nada, o desperdício de tempo e material foi absurdo, aquilo que era para gerar economia acabou gerando desconforto e gastos acima de qualquer "imprevisto" Hoje tijolos trincados, esfarelando, fora do nível, total desastre, o que era para ser a realização de um sonho tornou-se um pesadelo pela falta de preparo da construtora que se dizia especialista.

    ResponderExcluir
  5. Passei por problemas similares, tijolos ecológicos que de ecológicos não tem nada, o desperdício de tempo e material foi absurdo, aquilo que era para gerar economia acabou gerando desconforto e gastos acima de qualquer "imprevisto" Hoje tijolos trincados, esfarelando, fora do nível, total desastre, o que era para ser a realização de um sonho tornou-se um pesadelo pela falta de preparo da construtora que se dizia especialista.

    ResponderExcluir
  6. Estou construindo com o tijolo, fiz alguns testes com pededreiros...desisti, larguei as minhas coisas para poder assumir a obra...no entanto, tenho dúvidas sobre a ultima fiada...vão quantos canaletas? Preciso usar vergalhões mais grossos? Estou usando dois de 4,2 para a cinta....como está resolvendo a questão das trincas? Eu fiz um teste trocando a face, mas esta tbm trincou...

    ResponderExcluir
  7. olá , minha casa também é te tijolo ecológico , e não tive nenhum problema com desperdício , foi eu e meu marido que construimos e com certeza tudo tem que ser estudado e planejado antes da execução para nao ter dor de cabeça depois . Não me arrependo nem por 1 segudo de ter optado pelo tijolo ecológico

    ResponderExcluir
  8. Lê: você teve sorte e tempo para controlar o pessoal que trabalhou na obra. Escolhemos esse tijolo por sabermos que, apesar de mais caros, levaria menos tempo para construir e menos entulho para remover. Nós não tinhamos esse tempo e a arquiteta e o empreiteiro também não se preocupavam com isso. Independente disso, adoramos nossa casa. É maravilhosa.

    ResponderExcluir