terça-feira, 12 de março de 2013

Falha de construção com tijolo ecológico

Pagamos o preço por contratar um pedreiro que não conhecia o "tijolo ecológico". Pelo menos ele não nos disse que não sabia.

A foto a seguir mostra uma fieira de tijolos que tem o formato específico para preparar uma cinta de concreto que liga as paredes. Tem o formato de uma calha com os buracos.

Em alguns desses buracos são colocados ferros e concreto, que serão a sustentação da casa. A casa não precisará de pilares de concreto.

Entretanto existe a necessidade de quando se colocar o concreto nessa calha para termos a cinta, alguns elementos "buraco" fiquem livres, isto é, sem concreto. Motivo: é por esse "buraco" que passaremos as tubulações elétricas;gás/água/telefone/tv/etc..

Importante é termos alguns "buracos" livres em cada parede.


Nossos pedreiros preencheram toda a cinta com concreto! Resultado: passar qualquer tubulação a posteriori não é possível. Dá para notar que os operários colocaram alguns tubos flexíveis mas não o suficiente.


Resultado: após o término da construção e durante a vistoria notamos que alguns pontos de telefone não tinham conexão com os pontos de distribuição. Com isso alguns cômodos ficaram sem telefone ou sem TV ou sem internet ou sem água. Um horror que não tem preço que conserte. Tem que arrebentar a parede e o piso.

9 comentários:

  1. Pensei que meu caso tava difícil,mas assim vejo que com tijolo ecológico sempre tem como piorar.Tenho algumas paredes com ' barrigas' mas todas tem seus furos preservados.E quando agente contrata a empresa é só maravilhas.Pra resolver minha situação agora só rebocando.

    ResponderExcluir
  2. Catia: sim, barriga é uma constante. Em uma das paredes, da nossa casa, a barriga foi tão grande que os pedreiros tiveram que acertar com 10 cm de massa! E esse tijolo ecológico é tão fácil de trabalhar. Parece até um brinquedo Lego. Pena que os pedreiros não tiveram esse brinquedo na infância e não sabem nada de prumo, ângulo reto e simetria. O ângulo das parede que suportam o tampo da pia tinha menos que 90 graus. Resultado: o piso ficava torto.
    Total desgraça. Mas no fim, algumas paredes brancas até que dão um "ar" diferente à casa. Não desanime. O pior ainda pode vir. Exemplo: colocam a instalação do gás e não a testam antes de fechar as paredes e pisos com azulejos e ladrinhos. Na minha tivemos que refazer todas as soldas da tubulação de cobre do gás! Parte elétrica!! O pessoal mal sabe a diferença entre fase, neutro e terra.
    Mas depois do sofrimento, nada como viver em uma casa projetada por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como assim barriga? Ficou enclinada 10 cm...estou ficando doido com a minha com 1/2 cm...

      Excluir
    2. Amigo todo construção deve ter um responsável técnico, um engenheiro civil. Querer fazer obra confiando em pedreiro sai caro. Torça para que seja somente esses problemas, do ponto de vista técnico , menos relevante que um problema estrutural, que pode causar colapso dá estrutura. Boa sorte!!

      Excluir
    3. Amigo todo construção deve ter um responsável técnico, um engenheiro civil. Querer fazer obra confiando em pedreiro sai caro. Torça para que seja somente esses problemas, do ponto de vista técnico , menos relevante que um problema estrutural, que pode causar colapso dá estrutura. Boa sorte!!

      Excluir
    4. Rodrigo: sim fizemos tudo como deve ser feito. Engenheiro para calculo da casa e muros de arrimo. Arquiteta para projeto da casa. Empreiteiro engenheiro para construir. O problema foi que o engenheiro com CREA não era engenheiro!!. Afinal CREA não fiscaliza obra, Ela é só de brincadeira e para faturar.

      Excluir
  3. Tijolo bonito esse, quem é o fornecedor? A casa de vocês ficou muito bonita. Não se abalem por essas dificuldades com mão-de-obra, não é exclusividade desse tijolo. O mal dele é a pouca mão de obra hábil e competente para trabalhar com ele, infelizmente resultados negativos afastam ainda mais o tijolo da realidade e menos profissionais se formam em torno do paradigma. Assim a coisa nunca melhora.

    ResponderExcluir
  4. Quero ve a planta da casa,e possivep?

    ResponderExcluir