segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Instalação Elétrica - Desastre Total

Fizemos uma longa verificação da instalação elétrica da casa. Descobrimos algumas coisas:
- o "inletricista" além de analfabrto era daltônico. Não conseguiu distinguir as cores dos fios e, portanto, não seguiu os mínimos preceitos da instalação.

É normal termos neutro com fios na cor vermelha e fase na cor azul.

Descobrimos também que ele não sabia a diferença de bitola dos fios, isto é, fios finos e fios grossos. Com isso, temos tomadas para forno elétrico alimentadas com fio finíssimo.

Ao abrirmos a caixa de distribuição deparamos com outro absurdo. Segue a foto:

 No quadro de distribuição do andar térreo encontramos uma bagunça de fios.

Muitos fios de cor azul, que deveriam ser o "neutro". O "inletricista" uso o neutro nas ligações entre os dijustores. Azul saindo de disjuntor. Não foi sem razão que levamos choques ao colocar alguns lustres.

Nesse levantamento descobrimos que circuitos estavam conectados diretamente a disjuntores de 40A que, por sua vez estavam ligado em série à disjuntores de 10A e esses estavam ligados ao disjuntor da casa de 63A, isto é proteção de 40A e 10A que atendiam isoladamente um circuito. Claro que quando a carga ultrapassasse os 10A esse disjuntor desarmaria e o de 40a seria inútil.

O fio terra, que não é perfeito, foi "descabelado" para poder ser encaixado no conector  de distribuição. O cabo de bitola maior não deve ser "descabelado só porquê não cabe no distribuidor.

 E um fio "azul" solto no quadro. Será ele uma fase? Um neutro? Um terra? Ou será uma sobra de fio? Não, não acho que ele estava ligado ao disjuntor acima dele. Ué, mas está solto.
 Que beleza. O fio azul está com parte desencapada para fora do disjuntor.
 O neutro da Eletropaulo, acho que é o neutro, também foi "descabelado" para ser conectado à barra de distribuição de neutro.





O corte da caixa de distribuição foi feito sem critério. Torto e deixando espaços livres.
 O quadro de distribuição da parte superior da casa estava bem melhor. Muito fio azul. MUITO.
 Um dos fios vermelhos estava solto. Não sabemos o que estava conectado nele.
 Mais um fio vermelho solto. Este, pelo menos, não está com a ponta desencapada.
Quando fomos fechar o quadro descobrimos que um fio azul estava "centelhando" na barra do neutro. Já dá para notar que o terminal tem um furo causado pela centelha. E a casa tem só 6 meses de uso.













Resultado: levantamos todos os circuitos e decidimos refazer. Resumindo o que faremos:
- troca dos disjuntores utilizando melhor marca.
- troca de toda a fiação, colocando bitola correta
- alteração dos circuitos
- identificação dos disjuntores
- "as built"

E não há como acionar a arquiteta e o engenheiro civil responsáveis pela obra. Projetaram, construiram e receberam pela obra. CREA e CRA (CRAU!) não fariam nada.

8 comentários:

  1. Ok, parabéns pela linda casa, gostaria que postasse a planta dela.

    ResponderExcluir
  2. Linda, qual o piso que você instalou para a varanda ? e os concregrama diretamente sobre a terra, não afundam ou não se deslizam com o tempo ? e após muita chuva ? eu pergunto isso pois estou pretendendo utilizar concregrama na entrada da garagem e fiquei com essa dúvida ? ou seria melhor com assentada de cimento mesmo ? Grato pelo rápido retorno. Claudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio: Já está fazendo 1 ano desde a instalação do concregrama na entrada da garagem. Optamos por colocá-lo sobre a terra e uma cama da areia. Afinal o objetivo do concregrama e manter a permeabilidade do solo e não torná-lo impermeável. Desde a instalação não notamos nenhum problema quer seja de afundamento das peças quer seja no deslizamento de terra ou das peças. Entendemos que não é para uso em locais com tráfego pessado mas somente de passagem para carros e veículos leves. Em outras palavras: foi uma ótima escolha. Na varanda utilizamos "Porcelanato retificado polido Itagres 52x52 Concr Gesso A T466".

      Excluir
    2. O ideal é pó de brita. espalhar uma camada umedecer e compacta-la para que depois de compacta fique com no minimo 5 cm, assim vc cria um corpo que seria como um pedaço de rocha permeável, em cima dela coloca o piso grama e nos vãos do piso grama vc planta a grama.

      Excluir
    3. CAU. Se vc entrar com uma reclamação eles podem fazer algo sim. Mas apenas em relação ao exercício deles, por exemplo suspender ou até cancelar o registro profissional, assim eles não poderiam mais trabalhar por um tempo ou definitivamente. Se a arquiteta fez um RRT de gerenciamento e não gerenciou o conselho deve tomar providencia. Mas ai é que mora o problema, talvez ela tenha somente um RRT para regularização do projeto na prefeitura que é o que normalmente fazem, então não haveria um registro da atividade de gerenciamento. Quanto a indenização vc teria que entrar na justiça.

      Excluir
  3. Linda, parabéns pelo blog e principalmente pela sua casa que ficou maravilhosa. Tenho intenção de construir com o tijolo ecológico em breve e ninguém melhor pra tirar dúvidas sobre esse material do que quem conhece na real.
    Você comenta sobre o barulho nas tubulações de água. Tenho uma dúvida quanto ao barulho externo ou em relação ao barulho de um cômodo pro outro da casa. Queria fazer dois sobrados ageminados. No caso de deixar o tijolo aparente (sem nenhum revestimento, somente com rejunte e resina) acha que é possível ouvir a conversa, barulho baixo, etc. de uma casa pra outra? Como é a isolação acústica desse tijolo? Outra dúvida é quanto a passagem de tubulação de esgoto pois é uma tubulação de diâmetro maior e acho que não cabe nos furos do tijolo. Como foi feito na sua casa? Grato se puder me esclarecer.

    ResponderExcluir
  4. Rui: excluindo o problema da mão de obra, que foi um desastre pois eles nunca haviam trabalhado com esse tijolo, penso que a casa ficou muito boa. Quanto ao isolamento acústico: não pudemos observar problemas maiores referentes à conversa. Quando utilizamos os chuveiros do piso superior, o esgoto faz barulho audível no andar inferior. Parece que a solução, apontada à época pela arquiteta, seria a instalação, junto com a tubulação de isolantes acústicos. Na parede comum às casas você pode fazer "parede dupla", sem muito problema. É claro que não foi feita. Tubulações com diâmetro maior a solução foi fazer "dentes" nas paredes, principalmente nos cantos. Na verdade somente temos esse problema em um lugar da casa, em uma área perfeitamente sobre controle.
    Os pontos mais importantes: a) contratar pessoal que já tenha utilizado esse material, b) planejar muito bem as tubulações (elétrica, hidráulica, esgoto, voz/dados), caixas de passagem, local de interruptores e tomadas, c) reduzir ao máximo o entulho gerado, d) guardar um lote razoável de tijolos ("espelhos") para conserto quando necessário, e) cor do rejunto externo deve ser próxima da cor do tijolo (cuidado com excesso de amarelho).
    O "espelho" desse tijolo é uma fatia da frente ou da lateral do tijolo. Os "remendos" quando necessário são feitos facilmente se você tiver esses "espelhos".
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Compramos os tijolos ecológicos na
    Construvan
    (11) 2995-2341
    construvan@construvan.com.br

    ResponderExcluir